quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Amor pleno e incondicional - Blogagem coletiva "Histórias de vida que inspiram"

Inspiração faz parte da vida. Minha avó Ruth, Maria, Iris, enfim, pra mim meu amor maior na vida (lado a lado com meus filhos e marido), é minha inspiração diária, minha inspiração de vida, meu exemplo.

Infelizmente, hoje, ela não está mais aqui para que eu possa abraçá-la, dar um cheiro ou irmos comer um pastel no Grupo Sérgio...Mas ela está comigo em todos os momentos, no meu olhar sobre a vida e sobre tudo.

Ela me ensinou, da melhor forma possível, ou seja, sem discursos ou bandeiras, e sim com o exemplo, que devemos fazer tudo com amor.  Deus mora nos detalhes, e é pelo amor que devemos agir. Mas ela nunca me disse essa frase. Ela agiu assim, o que supera qualquer texto.

Até sua morte me ensinou, e até hoje coisas que aconteceram com ela, através dela ou por ela, ainda me ensinam, pois há coisas que não entendemos no momento em que acontecem, mas elas estão ali, prontas para serem entendidas quando o nosso coração estiver pronto pra isso.

Minha avó não transformou o mundo. Ela não é Nobel de nada, não ganhou nenhum prêmio mundialmente reconhecido. Mas ela transformou a vida de todos que puderam conviver com ela, e para mim esse é o maior legado que alguém pode deixar. Quando decidi abrir mão da carreira, do dinheiro, do status, para me dedicar de coração à minha família - marido e filhos - era o exemplo da minha avó que eu seguia, mesmo que ela tenha tantas vezes me falado para ser independente e ter uma carreira. Que paradoxo, não?

Não. Ao abrir mão da carreira, estava me tornando independente daquilo que é importante para os outros, e não para mim. Valorizei o melhor da vida, o que nunca vai voltar: o tempo que temos para desfrutar da companhia daqueles que amamos. Ela me deu o melhor dela: seu tempo, seu carinho, sua dedicação, seu amor. E não me venha com essa história de que o que vale é a qualidade do tempo. Desculpe, mas eu sei por experiência própria que o que vale mesmo é o tempo inteiro, não partido, em quantidade e qualidade. Eu não abriria mão de nenhum instante em que passei ao seu lado, mesmo que tenham sido broncas ou momentos de mau humor. Prefiro, como filha, que ela tenha passado comigo todo o tempo que fosse possível para nós duas, e agradeço que esse possível tenha sido bastante, apesar de hoje achar que ainda foi pouco. Tudo virou história para mim.

Minha avó querida, meu amor, obrigada por ensinar tanto pra mim: a gente faz de forma verdadeira, para não ter que pedir nada depois. Esse é o seu maior legado: fazer com amor aquilo que se propôs a fazer, para não precisar colocar ninguém em dívida conosco. A gente não pode fazer esperando retribuição. Você não esperou nada, de ninguém, e não cobrou atitude nenhuma, em troca da sua.

Se eu consigo, na minha vida, fazer as coisas com amor, desde limpar um banheiro, estender uma roupa, ou escrever esse texto, é porque o seu olhar sempre foi esse: o do amor. Se temos que fazer algo, vamos dar o nosso melhor naquilo. Se em algum momento, no futuro, meus filhos pensarem em mim dessa forma, a de alguém que fazia as coisas porque queria, e colocava amor nas menores coisas, tenho certeza que nenhum legado será maior.

Obrigada minha avó, por me ensinar a força de Deus, que é o amor em ação, e não em palavras! Façamos o nosso melhor, sempre!

2 comentários:

  1. Obrigada,mãe! Obrigada,filha! Difícil comentar. Prefiro sentir a força de cada palavra escrita com tanto amor!

    ResponderExcluir
  2. Amor em ação! Vc me levou às lágrimas! Nada na vida acontece por acaso sabia? Se eu te toquei por meu post, vc me tocou por sua resposta! Assim como vc minha avó foi muito marcante em minha vida, um exemplo. E sabe, vc me fez parar para pensar o quanto o mundo executivo me afastou dos valores que ela me ensinou! A vida tem me levado a colocar em prova muito do que tenho a fazer daqui pra frente, no projetar pessoas! Sao 30 anos de profissão, 55 anos de vida, 22 anos de mãe, 27 anos de esposa...até pela ordem em que redigi ja vi que a ordem esta errada.....rsrsrs Excelente materia! Excelente meditação proposta!
    Estou organizando seu post no www.projetandopessoas.com.br para a semana que vem. Volto aqui para confirmar a data. bj
    Sandra

    ResponderExcluir