sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ainda existe Dia do Professor?

Quando era criança, o Dia do Professor era muito valorizado. Fazíamos questão de dar um "presente" para a professora, e as mães não esqueciam da data.

Essa semana, me surpreendi ao ver o bombardeio de propagandas de brinquedos e a super valorização do consumo para nossas crianças, e nenhuma menção, nenhuminha, ao Dia do Professor.

E as mães da minha geração, ainda valorizam o Dia do Professor? Para mim, comprar o presente para os professores (da escola e da natação) com o meu filho não foi um incentivo ao consumo. Foi apenas uma forma de demonstrar gratidão, de reconhecer o importante papel deles na formação de meu filho. É apenas aquele gesto simbólico para dizer: "lembrei de você!"

O professor da natação parecia nem acreditar no gesto. E isso também me surpreendeu. Não seria "normal" ele ganhar presentes, sendo um professor?

Como acredito mesmo no "Estudar vale a pena", não posso acreditar nisso sem pensar no importante papel do professor, tão desvalorizado hoje em dia.

Será que estou fazendo um papel que não cabe mais, hoje em dia? Saiu de moda lembrar do Dia do Professor? 

3 comentários:

  1. Oi Ana ! Gostaria de saber o que vc comprou (pura curiosidade!), ainda é fácil se são apenas dois professores... não desmerecendo a data, acho tb muito importante e reconheço o valor de um bom professor, aquele que realmente se dedica e gosta do que faz, mas na escola da minha filha a coisa é mais complicada. São muitos professores e ela fez questão de dar para todos (ah, e eu ainda tenho as do Heitor tb...), eu acredito que o que vale é a lembrança e o agradecimento mas é cada coisa que vejo lá que não dá pra acreditar, algumas mães surtam... Tenho uma amiga que é mãe e professora, o que ela faz com o que ganha? Farta distribuição de presentes e chocolates... pois é, saudades do tempo da maçã!
    Bjs., Carol.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não são os professores que estão desvalorizados atualmente. Vivemos hoje a era do que só tem valor o que aparece, se mostra, pode ser tocado, onde a maioria dos valores estão se perdendo. Gratidão? Consideração? Educação? Todos esses sentimentos parecem fazer parte de um passado muito distante. Seu papel como mãe é também mostrar ao seu filho que esses valores não se perderam e que sempre será importante sermos gratos a quem dedica seu tempo, ainda que remunerado para isso, a ensinar, orientar e trazer uma melhor qualidade de vida aos nossos filhos. Se vc. tem duvida de que está fazendo um papel que não cabe mais eu te parabenizo por isso. O que será feito com o presente comprado e recebido não é o mais importante. O que vale mesmo é o gesto. É dizer "obrigada pelo seu empenho em ajudar meu filho a se tornar uma pessoa melhor", é , como disse, a lembrança. Atitudes assim fazem aflorar em nós sentimentos positivos que nos ajudam vida afora e aos nossos filhos que podem sentir através da entrega de um presente, que alguns valores, como o carinho da lembrança, não podem jamais serem esquecidos. Precisamos de um mundo com pessoas melhores, e vc. juntamente com seu filho, fizeram sua parte. Gostei! Bjs. da mamani.

    ResponderExcluir
  3. Olha, mesmo que tenha saído de moda, não deixe de fazer não! Eu com quase 30, tenho a minha professora da academia, e levo presentinho pra ela no dia dos professores sim! Que seja cada vez mais raro! É um carinho que com certeza é apreciado por eles.

    Bjs!

    ResponderExcluir