quinta-feira, 31 de março de 2011

Inércia e movimento

Eu já tive depressão. Não foi uma única vez. Já tive que tomar remédio, e até escrevi sobre isso.

Do final do ano pra cá, tive novamente. E minhas reiteradas crises alérgicas (3 semanas em 4 no hospital) não ajudaram muito. Mas me ajudaram a perceber que não era aquilo que queria.

Os amigos se preocuparam, ajudaram, até me buscaram literalmente. E eu decidi que viveria um dia de cada vez. Como os AA, em seus ensinamentos. A cada dia, lutaria contra o desânimo, a vontade de ficar na cama, a falta de vontade de sair, falar, ligar o computador. Todos os dias, tentaria fazer o melhor que poderia, praquele dia.

E pode parecer até muito simples, mas foi a solução. E de repente surgiu uma idéia que me empolgou, alguém precisou de mim para alguma coisa e me senti ótima podendo ajudar, e de repente surgem oportunidades que eu nem poderia imaginar.

Porque da mesma forma que quanto mais ficamos isolados, mais nos isolamos, a vida é ação e movimento, e quanto mais fazemos, mais chances de agir surgem.

Eu já disse que amigos são como anjos. Eu os tenho em minha vida. Às vezes nem são de longa data, mas trazem algum componente essencial da amizade (preocupação, carinho, estímulo, companheirismo). Eu não vou citá-los nominalmente, mas eles sabem quem são. Obrigado a todos!

E, se falo sobre isso, penso em também poder ajudar alguém, que de repente esteja se sentindo assim. Eu consegui. Um dia por vez. Vamos lá?

7 comentários:

  1. Eu também já tive (e tenho ainda recaídas). Talvez por resistir a usar remédio, minha recuperação foi por demais demorada (e sem muito apoio de pessoas próximas, dificulta um pouco mais). Mas estou conseguindo :)

    ResponderExcluir
  2. Amiga, não sei se consigo falar as coisas mais apropriadas, mas com certeza, estarei sempre ao seu lado para não te deixar cair...:-)
    Bjs., Carol.

    ResponderExcluir
  3. Estava sentindo sua falta. Andei meio afastada também dos blogs. Meu tempo agora está mais complicado... Beijo no coração!

    ResponderExcluir
  4. Ana, realmente senti sua falta. Fiquei mto feliz em reve-la hj na academia, e saber que está bem. Sabe que pode contar comigo sempre! beijos Bel

    ResponderExcluir
  5. Sempre achei que atitude é o que cura a depressão. Quando dizia isso, as pessoas riam da minha cara e diziam que não era assim tão fácil. Nunca tive depressão, sei que não deve ser fácil. Só não acho que remédios sejam uma solução permanente, apesar de ajudar bastante no processo. Atitude, novas idéias, novos planos, amigos, além dos remédios, me parecem ser uma cura muito mais eficiente.

    Fico feliz que você tenha conseguido.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Um dia por vez... e a frase parece vir na contra mão da minha imensa ansiedade e já conversamos sobre isso. Acredite, tenho aprendido muito nesses ultimos tempos, vc. mesma me ajudou demais e suas palavras foram buscar a essência do que eu achava fosse depressão. Não é. É a maturidade chegando atrasada.É a realidade insistindo em colocar meus pés no chão e gritando que meu tempo de Cinderela já passou. Não é amargor. É constatação. É melhora.É crescimento. Doi, mas tem valido a pena.Troquei a depressão por autoconhecimento. Vc. me ajudou a começar a crescer. Engraçado, não é? Os papéis se inverteram! Um dia por vez...e foi vivendo dia a dia que a vida me deu vc., filha, por presente. Elogio de mãe pode não valer, mas não poderia deixar de escrever que admiro vc., porque sou sua mãe e porque encontro em vc. uma grande amiga.Sinceridade? Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Amigos são nosso bem mais precioso!

    AMEI o novo layout do blog!

    Bjs!

    ResponderExcluir