terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Férias - pra quem???

Não sei vocês, mas eu estou sentindo muita falta da escola.

E antes que pensem que sou uma desnaturada, que fique claro: eu optei por ser mãe em tempo integral, e adoro a companhia do meu filho. Mas não tenho tanta criatividade, dinheiro e tempo livre para entretê-lo 24 horas, por 2 meses.

Como fazem as mães que trabalham, e têm apenas 30 dias de férias por ano, contra os três meses dos filhos? Raros são os que podem ficar um mês viajando. Não é o meu caso. Consegui passar alguns dias fora de casa, visitando uma prima. Coitada, ninguém mandou morar na praia e ter prima pobre e cara-de-pau. Quando éramos crianças ficávamos com os avós, mas hoje eles são muito ativos e também estão trabalhando, ainda.

Quando penso em sair e fazer algo, as notícias dos dilúvios me fazem desistir. Não quero que ele passe as férias em frente da TV, mas infelizmente tenho que admitir que isso foi constante.

Quem inventou férias escolares tão longas? Eu deveria ter sido professora. Não há nenhum outro emprego com 3 meses de férias por ano. Na boa, não que eles não mereçam, mas essas férias sem fim deveriam ser repensadas numa época em que as crianças não podem mais brincar na rua o dia todo e o nosso lazer está cada vez mais restrito. Aliás, ficar em shopping nem pode ser considerado lazer, certo?

E vocês, acham as férias longas demais?

6 comentários:

  1. Mais uma vez perfeito!!! Só uma coisa, não são as férias que são longas mas a nossa paciência (das crianças também) é que vai diminuindo.... duro admitir isso né???
    Beijão,
    Carol.

    ResponderExcluir
  2. Amanda está no fim das férias dela. Sim, a creche também entra de férias: 1 mês e meio. Sorte que meu marido está em casa, caso contrário seria bem complicado... Realmente acho tempo demais para as crianças; e algumas ou muitas vezes acabam por terem reposição de aulas e tal por causa do curto ano letivo.
    Agora, só uma coisa: não conheço nenhum professor que tenha esse tempo todo de férias. Os coitados tem que ir para a escola marcar ponto, participar de conselhos de classes, reuniões de avaliação, limpeza e organização da sala etc etc etc. Férias mesmo, talvez só uns 15 ou 20 dias em janeiro...

    ResponderExcluir
  3. Não são as férias colegiais que são muito longas, as nossas férias normais é que são muito curtas! Também queria ser professora! Olha, se eu tivesse um mínimo de talento pra coisa, mudava de profissão agora mesmo! Ai, que saudade!

    P.S. E são 3 meses de férias só no verão! Ainda tem umas semaninhas de férias de inverno... inveja mode: on!

    ResponderExcluir
  4. Tô com a Larissa e não abro!
    Nossas férias é que são muito curtas. Vou mudar de profissão também! ahahahahah
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu não achava as férias longas demais quando eu tinha férias de quase três meses por ano. Agora, uma semana sem trabalhar já acho muito tempo. Mas não tenho filhos; talvez tire férias de mais tempo quando tiver algum, para ficar mais tempo com eles.

    ResponderExcluir
  6. Não achava as férias longas demais quando eu tinha quase três meses de folga por ano. Hoje, acho exagero. Tenho coisa de 10 dias de férias, quando tiro alguma, por ano. Talvez goste de tirar mais tempo de férias quando tiver filhos.

    ResponderExcluir