terça-feira, 23 de novembro de 2010

O que está em sua cabeceira? E em suas mãos?

No momento, estou lendo 4 livros: A vida secreta de uma mãe caótica (Fiona Neill), Leite Derramado (Chico Buarque), Pedagogia Waldorf (Helena Trevisan) e Mentiras no divã (Irvin d. Yalom), além de uns trechos do Código Civil para uma pesquisa que ando fazendo e acabei de ler Fora de mim (Martha Medeiros).

Enfim, talvez isso mostre o quanto eu sou ansiosa, já que não consigo me decidir por nenhum deles e quero ler todos, não consigo acabar um para começar outro. O ruim, de quando estou lendo algo que me interessa, é que não quero fazer mais nada. Não quero fazer comida, não quero dar banho em filho, não quero que o telefone toque, não quero nada. Só quero ler, ler, e ler. Não quero tomar café da manhã com ninguém, porque já quero começar meu dia lendo (é quase sempre assim, mas quando tem um livro interessante na rotina, a coisa fica pior).

Mas fica pior: em que nível está minha loucura, quando fico com dó ao perceber que um livro está perto do fim? Isso acontece, mesmo. Então eu fico lendo um pouquinho, porque não consigo largar o texto, e quanto mais fininho o livro vai ficando, mais eu quero voltar ao início dele...

Quando vou a uma livraria, o que ocorre ao menos uma vez por semana, acaba sendo um misto de emoções. Fico curiosa para ver todas as novidades e ao menos dar uma olhada nas capas e orelhas, quero fuçar aqueles que ainda não chegaram aos mais vendidos, e também, muitas vezes, quero entender a lista dos mais vendidos, sobre o que falam aqueles livros que fazem tanto sucesso. Por outro lado, sempre acabo ficando frustradíssima, pois sei que não tenho tempo para ler tudo aquilo que eu gostaria, e sei que na próxima vez já haverá mais títulos, e nunca darei conta de tudo que me interessa.

E você, o que anda lendo nesse momento? O que está em sua cabeceira, esperando ser aberto? E o que recomenda, a outros leitores?

Imagem de um sebo em Paris

3 comentários:

  1. No momento estoulendo "Comprometida", da Liz Gilbert e, como vc., também sofro essa ansiedade ao perceber que o texto está chegando ao fim e vou diminuindo meu ritmo para que não termine a leitura.Acho que já comentei isso com você.Também adoro visitar livrarias e fico olhando tudo o que posso,lendo capas, folheando aqueles cujos títulos me chamam mais a atenção. O livro que mencionei e que já está quase no final( que pena!)é repleto de textos interessantes, de fácil compreensão e que diz muito de todas nós, mulheres. A autora descreve a vida das mulheres em outras culturas, o papel do homem no casamento em outros países, a postura das mulheres diante da romântica idéia ocidental que fazemos do que seja a vida a dois. Interessante.Recomendável, sim. Bom, em minha cabeceira eu não tenho o livro, prefiro levar os sonhos que ainda não sonhei e que me esperam ,mas nas mãos, sempre um livro me acompanha à espera do próximo, ansiosamente aguardado mesmo sem eu saber qual será.

    ResponderExcluir
  2. Estou há 3 meses tentando terminar "É claro que amo vc... Agora vá para o seu quarto! Educando filhos com amor e limites" (de Diane Levy).Ainda não terminei de ler não por falta de interesse mas sim pelo excesso de coisas a fazer, cansaço e a exigência da família pela minha presença... enfim, o livro é bom, direto e prático. Acho que como toda mãe, me preocupo com a educação das crianças, se estou fazendo certo ou errado, que caminho tenho que seguir e, por melhor que eu faça, sei que cometo erros e quem não erra né?
    Beijos,
    Carol.

    ResponderExcluir
  3. Também costumo ler muitas coisas ao mesmo tempo: A biografia de Helena Blavatsky, contos de Pirandello, a revista Bravo, a revista Brasileiros.

    ResponderExcluir